Atividades de EMRC

Escrito por M.L. ligado .

SECUNDÁRIO EM BARCELONA
 
barcelona  600 x 365Os alunos do Secundário da Pintor participaram numa visita de estudo a Barcelona entre os dias 11 e 15 de Abril, no âmbito da disciplina de EMRC. Visitaram os locais mais emblemáticos e significativos, conheceram outras realidades e tiveram a oportunidade de visitar as obras de Gaudi existentes em Barcelona.
Viveram-se momentos de muita alegria, convívio fraterno, boa disposição e partilha, assim como de enriquecimento pessoal, social, cultural e arquitectónico.
Céu Vilela  
I ENCONTRO DE EMRC DA DIOCESE DE V.C.
 
2º ciclo«Conhece-me» foi o tema agregador das atividades do departamento de EMRC de Viana do Castelo.
Valença acolheu, no dia 28 de maio, o primeiro encontro de EMRC para o 2º ciclo da diocese de Viana do Castelo.
“Pela especificidade desta faixa etária considerou-se que se deveria fazer um encontro mais dedicado ao 2º ciclo e depois de amadurecer esta ideia este ano aconteceu o encontro. O tema do encontro, que recebeu mais de um milhar de alunos do 2º ciclo de "15 dos 19 agrupamentos de escolas da diocese”, surgiu “a partir do tema do Ano Pastoral diocesano que reflete sobre a Evangelização”. A nossa escola esteve presente, neste evento, com 117 alunos do 5º e 6º anos, tendo estes manifestado alegria e entusiasmo e ainda, 11 professores que nos acompanharam. “Em EMRC cabe-nos adequar aquilo que como Igreja vamos fazendo de modo a ligá-lo à realidade escolar adequando estratégias, atividades e linguagens, para estabelecer pontes entre os dois mundos e ir ao encontro do plano diocesano”. Foi estabelecida em Valença uma parceria com a Valorminho, para podermos ter uma lógica mais ecológica e pedagógica junto dos nossos alunos e, ao mesmo tempo, sermos solidários com as populações locais. Deste modo, o valor angariado, no encontro de Valença, reverte para os Bombeiros Voluntários locais.
 Céu Vilela
IX ENCONTRO NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO (IXENES)
 
Viseu 3O episódio bíblico do «carvalho de Mambré» serviu de inspiração no encerramento do IX Encontro Nacional do Ensino Secundário (IXENES).
Foram 1600 alunos e mais de 150 professores aqueles que durante dois dias, de 26 a 27 de abril, marcaram presença em Viseu no IX ENES que decorreu na cidade de Viseu.
A nossa escola esteve presente com alunos do 10º A; 10º B e 11º anos, tendo estes levado para ofertar 3 árvores típicas do Norte. O nosso autocarro foi partilhado com mais duas escolas, nomeadamente, Barroselas e Monserrate.

Na sessão de encerramento os docentes presentes receberam, das mãos de Fernando Moita, do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), e da equipa nacional da EMRC, um carvalho, para ser plantado em cada um dos 66 agrupamentos presentes na iniciativa.
A escolha do carvalho remete-nos para a tradição Bíblica, nomeadamente para a figura de Abraão que sente a presença de Deus na sua vida e se sente impelido à hospitalidade, ao acolhimento, ao abeirar-se do desconhecido. Este carvalho é símbolo, no antigo testamento, da presença de Deus e do acolhimento ao que é diferente. Quiseram que cada escola participante levasse um e esperam que o plantem na consciência do «abeirar-se» do outro, sobretudo do que mais precisa”.
O balanço foi “muito positivo” e esperamos que o que ali foi vivido durante estes dois dias possa ajudar os projetos de vida destes adolescentes e para o bem dos agrupamentos de escolas de onde vem.
O IX ENES decorreu sob o lema «Abeira-te» numa iniciativa centrada em temáticas como a inclusão, o cuidado pelo bem-comum e a salvaguarda do planeta. Presente no encontro o bispo de Viseu, D. António Luciano Costa, desafiou os mais novos a «uma nova cidadania».
Os alunos entregaram à Camara Municipal mais de 300 árvores para reflorestação do concelho, fortemente fustigado pelos incêndios dos últimos anos, e evitaram o uso de plásticos descartáveis nas refeições e durante as várias atividades numa ligação à Laudato Si’, do Papa Francisco e dando resposta ao desafio da Ecologia integral proposta pelo pontífice.
O IX ENES foi uma iniciativa do Secretariado Nacional da Educação Cristã.
 
Céu Vilela
Selo Segurança Digital

Contactos

Telefone: 258 839 160
Fax: 258 830 037

Rua José de Brito
4925-062 Viana do Castelo

Email [email protected]