Escola Pintor José de Brito distinguida ao mais alto nível europeu

ligado .

A Escola Pintor José de Brito foi distinguida com o Selo Europeu de Qualidade 2020 pelo excelente trabalho desenvolvido no âmbito do projeto “SeaTwinning”. Isto significa que, o empenho e a dedicação dos alunos, dos professores e da Escola obtiveram um reconhecimento ao mais alto nível europeu. Este projeto eTwinning permitiu aos professores de sete países trabalharem em conjunto e organizarem atividades para os seus alunos. Com recurso à língua inglesa e à plataforma Twinspace, os alunos expressaram as suas preocupações sobre o impacto da poluição nos oceanos. Assim, os alunos tiveram um papel ativo, investigaram, tomaram decisões, aprenderam competências do século XXI e respeitaram-se mutuamente.O projeto foi distinguido com o Selo de Qualidade pela relevância e atualidade do tema, pela elaboração de um plano de trabalho comum, pela comunicação e participação entre parceiros de forma ativa e colaborativa, e ainda pelo recurso a um conjunto variado de ferramentas da Web 2.0.

No passado dia 17 de dezembro realizou-se a cerimónia de entrega dos Selos Europeus. A cerimónia foi difundida através das redes do eTwinning e da Direção-Geral da Educação! 

VIDEO

INFORMAÇÃO Pais e Encarregados de Educação Público em Geral

ligado .

Considerando o estipulado no Decreto nº 3-A/2021 de 14 de janeiro, informa-se pais e encarregados de educação de que os contactos com educadores, titulares de turma, diretores de turma e serviços de secretaria estão sujeitos a marcação prévia através do contacto telefónico de cada escola.

O acesso aos Serviços Administrativos pelo público em geral está sujeito ao mesmo procedimento, devendo ser efetuada a marcação prévia através do contacto telefónico 258 839160.

Mais se sensibiliza os pais e encarregados de educação para o uso prioritário do correio electrónico e da plataforma GIAE para comunicação com o educador/professor responsável pela turma.

Reitera-se ainda a informação de que poderão tomar conhecimento das medidas definidas para a prevenção do contágio COVID-19 e procedimentos a seguir para o funcionamento da EB/S através do acesso ao Plano de Prevenção da Escola Sede publicada na página WEB do Agrupamento, o qual visa apoiar toda a comunidade educativa nos procedimentos a adotar na utilização e na circulação dos espaços comuns, aplicando-se tais medidas a partir do dia 1 de setembro de 2020.

Estas medidas representam a responsabilidade preventiva na organização das atividades letivas e não letivas no APJB, tendo em conta as medidas adotadas no plano de retoma das aulas presenciais. As medidas que se apresenta visam conciliar critérios de caráter pedagógico com o controlo do contágio da COVID-19, com a grande preocupação da proteção da saúde e da vida de toda a comunidade escolar.

Santa Marta de Portuzelo, 15 de janeiro de 2021

A Diretora do Agrupamento

Maria Teresa da Gama Marques

Dia dos Reis Magos

ligado .

Os alunos de Espanhol da Pintor comemoraram, uma vez mais, o dia dos Reis Magos. Deste modo, nos dias 5, 6 e 7 de janeiro, a professora da disciplina distribuiu polvorones, doce típico espanhol, que puderam provar no recreio. Os alunos de 7º ano participaram no divertido concurso sobre as tradições desta quadra no país vizinho: “¿Qué sabes de las Navidades en España?”, tendo os vencedores recebido um delicioso turrón de chocolate. Por sua vez, os restantes alunos da disciplina assinalaram a data com um festival de curtas metragens, cuja temática está relacionada com o espírito desta quadra.

Que los Reyes Magos traigan para el nuevo año lo que más necesitamos: 

¡salud, esperanza y muchas sonrisas!

Bom Natal e bom ano novo

ligado .

Por força do atual contexto pandémico e no cumprimento de orientações superiores, quer de organismos da Educação quer da Saúde, o Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito definiu o seu Plano de Contingência, a sua organização e funcionamento para o presente ano letivo de 2020-2021, tendo em conta as condições estruturais e os seus recursos físicos, financeiros e humanos de cada escola. Concluído o 1º período e realizada uma avaliação do decorrer das atividades letivas, não poderíamos deixar de nos congratular com a resposta dada pelos alunos, vossos educandos, às orientações recebidas, resultando daí um comportamento cívico responsável, do qual só nos podemos orgulhar.

Foi disso exemplo o dia 18 de dezembro, durante o qual cada grupo e cada turma viveu solidariamente e ao seu jeito um pequenino momento de Natal. Porque vivemos tempos de mudança, cuja causa coloca à prova diariamente a sabedoria do ser humano, a sua tolerância, a sua solidariedade, os seus afetos, a sua capacidade de comunicação, a sua criatividade e porque a ESCOLA é feita de pessoas, este Natal de 2020, contrariando a tradição do Agrupamento, contou apenas com a presença dos pais e encarregados de educação no coração de cada um e nas palavras ditas e escutadas em cada sala. O trabalho e os resultados alcançados foram, uma vez mais, reconhecidos e deixada uma palavra de reforço, de incentivo e de esperança para o ano de 2021 que se aproxima.

Continuamos a contar com todos vós, porque a escola, sendo de todos, só se faz com todos.

Um Natal vivido em PAZ e com SAÚDE e um PRÓSPERO ANO de 2021 são os votos da Direção do Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito.

Prémios de Mérito 2019 1º ciclo
Prémios de Mérito 2019 2º ciclo
Prémios de Mérito 2019 3º ciclo
Prémios de Mérito 2019 Secundário
Prémios de Excelência 2019

 

A Diretora do Agrupamento

(Maria Teresa da Gama Marques)

DIA INTERNACIONAL PELA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES – 25 DE NOVEMBRO

ligado .

Assinalou-se na escola o Dia internacional da eliminação da violência contra as mulheres com o painel de sensibilização "El amor es", exposto na entrada da Biblioteca Escolar, com o objetivo de sensibilizar os alunos para este problema social. Este painel resultou de uma montagem de fotografias de trabalhos elaborados pelos alunos de oitavo ano na disciplina de Educação Visual, tendo também a colaboração dos alunos do Instituto Dr. Puigvert de Barcelona, no âmbito da disciplina de Espanhol e do projeto "Hay amores", através da plataforma oferecida pela ação eTwinning. Os alunos do 8º B tiveram também a oportunidade de assistir a uma palestra sobre a violência no namoro, apresentada pela criminóloga Ana Guerreiro da associação UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta, revelando-se muito sensibilizados pela temática apresentada.

Obrigada a todos os alunos envolvidos pela criatividade e interesse demonstrados!

Marilene Esteves

Selo Segurança Digital

Contactos

Telefone: 258 839 160
Fax: 258 830 037

Rua José de Brito
4925-062 Viana do Castelo

Email a.pjbrito@gmail.com