Autoavaliação do APJB

A Equipa de Autoavaliação do APJB apresenta à Comunidade Educativa a análise SWOTrelativa ao ano letivo...

“Desporto Sobre Rodas” – 5 de junho, comemoração do Dia Mundial do Ambiente

No sentido de encerrar o Projeto “Desporto Sobre Rodas”, no âmbito do Desporto Escolar, no presente ano letivo, fazendo jus aos pressupostos que estiveram na base da sua conceção, os alunos do 4.º ano da EB de Santa Marta de Portuzelo (turmas SM4A e SM4B), no passado dia 5 de junho, fizeram uma visita de estudo a Vila Real.
sobre rodas

A manhã foi preenchida com a deslocação à Escola Fixa de Segurança. Neste espaço, as crianças participantes, através da prática de condução de veículos em contexto especificamente organizado para o efeito (arruamentos, passadeiras e sinalética) e devidamente orientado

por técnicos especializados, tiveram oportunidade de se confrontar com os desafios de segurança que se colocam quando se circula na rua ou em estrada. Puderam, ainda, experimentar a condução de veículos motorizados, em simuladores.

Depois de um almoço ao ar livre num parque junto ao rio Corgo, a tarde foi ocupada com a visita ao Centro de Ciência da cidade, na margem direita do rio, o que permitiu o contacto direto e ativo com a natureza. O Centro organizou atividades de observação e recolha de espécies vegetais e animais no pequeno lago que fica nas suas imediações, bem como a sua análise em laboratório usando lupas microscópicas. Além disso, os alunos puderam fazer viagens virtuais pela região do vale do Corgo e uma “viagem de comboio”, seguindo pelas margens dos rios Corgo, Douro e Tua, experimentando a sensação de viajar num meio de transporte antigo e admirando as diversas paisagens que tal oferecia.

Se no período da manhã a experiência de condução de veículos “na rua” tinha levado as crianças ao rubro, a vivência de uma tarde em registo de trabalho científico na natureza possibilitou sorrisos ainda mais abertos e a experimentação de sensações completamente inusitadas nos mais novos, pois não é todos os dias que se contacta com girinos e se toca em tritões…

As visitas de estudo realizadas superaram todas as espectativas. No seu conjunto, mas levando em consideração as suas especificidades, constituíram um forte contributo de Educação para a Cidadania através de atividades ricas e enriquecedoras de Educação Ambiental. Nelas estiveram presentes processos educativos que sintetizaram aprendizagens sobre a sustentabilidade realizadas ao longo do ano letivo: os comportamentos de segurança rodoviária, o respeito pelo ambiente usando meios de transporte não poluentes, bem como conhecendo e estimando os diversos seres vegetais e animais que constituem os ecossistemas que nos circundam.

Os docentes,

Hélder Marques, Joaquim Marques e Vítor Fernandes

eco escolas

Bronze 2024 6 pt 3b04c 1

eTwinning School Label website

Contactos

 

Telefone: 258 839 160

Rua José de Brito

4925-062 Viana do Castelo

Email[email protected]