Projetos

Escrito por Ana Esteves ligado .

Projetos 2018-19

Consulte aqui...

 

******************************************************************

Projetos 2018-19

 
Desporto Escolar   Teresa Ferreira
A.C.T. (Autoridade Condições Trabalho)   Isabel Cruz
Ecoescolas   Olinda Ávila
Saúde (PASSE/PRESSE/PODE)  Ana Santos
Literacias/PNL   Carla Pires

 *****************************************************************************************

eco escolas 

O Programa Eco-Escolas

O Eco-Escolas é um Programa Internacional que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental/EDS. Fornece fundamentalmente metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.

 Responsável: Olinda Ávila


  

desporto escolar logotipo

Desporto Escolar

O Desporto Escolar (DE), enquadrado na legislação do Ministério da Educação e Ciência de Portugal, é o conjunto de práticas de atividades desportivas desenvolvidas como complemento curricular e ocupação de tempos livres, num regime de liberdade de participação e de escolha, integradas no plano de atividade da escola e coordenadas no âmbito do sistema educativo.

Responsável: Teresa Ferreira

 



PARL JOVEM

Parlamento Jovem

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa institucional da Assembleia da República, desenvolvida ao longo do ano letivo com as Escolas de todo o país, em que pode inscrever-se qualquer Escola do universo do ensino público, privado e cooperativo. O programa culmina com a realização anual de duas Sessões Nacionais na Assembleia da República.

ResponSável: Paula Gomes

********************************************************************************************

plano nac leitura

O Plano Nacional de Leitura tem como objetivo central elevar os níveis de literacia dos portugueses e colocar o país a par dos nossos parceiros europeus.

 

1

A Pintor a Ler+ Jovem
“Quanto lemos, quanto valemos”

A EB23/S Pintor José de Brito foi uma das dezasseis escolas (a nível nacional) contempladas pelo Plano Nacional de Leitura, no âmbito do Projeto Ler+ Jovem. “Quanto lemos, quanto valemos” tem como protagonista a turma A do décimo ano, deste agrupamento.

O Projeto Ler+jovem propõe às escolas a criação de estratégias e atividades que (re)aproximem os jovens do ensino secundário da leitura em articulação com o público adulto. Pretende-se que os professores preparem e orientem alunos na promoção de leitura junto das comunidades locais, envolvendo-se eles próprios com a leitura. O 10º A está a desenvolver o seu projeto em parceria com o Centro Social da Paróquia de Santa Marta de Portuzelo.

 

2

aLer+ na Pintor

O nosso Agrupamento é um agrupamento aLeR+. O projecto apresentado a concurso pela equipa da BE, cujo objetivo central é colocar a leitura e o prazer de ler no centro do Projeto Educativo de Escola, foi um dos selecionados a nível nacional para ser monitorizado e financiado pela Rede de Bibliotecas Escolares e pelo Plano Nacional de Leitura.
O Projeto aLeR+ é uma iniciativa, de âmbito nacional, do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares destinada a apoiar e a distinguir as escolas que pretendem desenvolver um ambiente integral de leitura, numa parceria com o National Literacy Trust e o Reading Connects Project.. Todas as acções desenvolvidas neste projeto assentam, também, na responsabilidade e participação das direções das escolas, das equipas da Rede de Bibliotecas Escolares, dos docentes de todos os níveis de ensino, dos não docentes, dos alunos, das famílias, das bibliotecas públicas e de outras instituições parceiras.

 ler 2027

aLeR+ 2027

O projeto aLeR+, iniciado em 2008, é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL) e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) destinada a apoiar as escolas que pretendem desenvolver um ambiente integral de leitura, centrado na melhoria da compreensão leitora, no prazer de ler e no envolvimento das comunidades escolar e educativa. Em 2017-18, o PNL e a RBE propuseram-se lançar uma nova etapa deste projeto: o “aLeR+ 2027”. Para este efeito, decidiram identificar, entre o conjunto de escolas aLeR+, um número limitado de agrupamentos/ escolas não agrupadas, que se constituiu como grupo base para o arranque da nova edição do projeto, a partir de setembro de 2017. O nosso agrupamento integra este grupo com o objetivo de desenvolver e aprofundar um ambiente integral de leitura, centrado na melhoria da compreensão leitora e no prazer de ler. Foi traçado um plano de ação que integra as atividades que a seguir se apresentam, fomentando as práticas de leitura e escrita, quer em contexto letivo, quer em contexto informal.

 Responsável: Carla Pires

 

Selo Segurança Digital

Contactos

Telefone: 258 839 160
Fax: 258 830 037

Rua José de Brito
4925-062 Viana do Castelo

Email [email protected]