Na manhã do dia 5 de fevereiro, a escola Pintor José de Brito transformou-se, uma vez mais, num verdadeiro portal para o Cosmos. Sob a cúpula do planetário portátil, os alunos do 7.º ano deixaram por instantes a sala de aula para embarcar numa fascinante viagem pelo Universo — um percurso à descoberta de astros, constelações e mundos distantes à espera de serem descobertos. Cada explicação abriu novas janelas para o desconhecido, revelando o papel fundamental dos telescópios como pontes entre a curiosidade humana e os mistérios do espaço.

gif animado

A viagem prosseguiu rumo ao Sistema Solar com a oficina “O Peso Certo”. Entre sorrisos e entusiasmo, os alunos descobriram quanto pesariam na Lua e em cada um dos planetas. Com as “mãos na massa” exploraram a diferença entre peso e massa — provando que aprender pode ser uma aventura tão empolgante quanto viajar pelo espaço.

Integradas na iniciativa “Astroteca sobre Rodas”, promovida pelo Planetário do Porto, as sessões dinamizadas reforçaram a consolidação de aprendizagens em articulação com as disciplinas de Físico-Química, Ciências Naturais e Geografia. Mais do que aprofundar conhecimentos, despertaram a curiosidade, fortaleceram o gosto pela descoberta e reforçaram a certeza de que é através do conhecimento que se constroem as mais extraordinárias viagens pelo Universo.

Grupo de Física e Química