DIA INTERNACIONAL DA MATEMÁTICA

É no primeiro livro de Reis que se pode encontrar a primeira alusão a um número extraordinário a que hoje chamamos pi (π), representando a razão entre o comprimento de uma circunferência e o seu diâmetro, que, habitualmente, tomamos por  e é, na realidade, um número irracional.

pi

A sua parte decimal tem um número infinito de algarismos que surgem sem qualquer regularidade, daí o chamar-se irracional. 

Hoje, com os meios ao dispor dos matemáticos, pode obter-se um valor de pi com milhões de casas decimais, mas é, talvez, a pensar nos pioneiros que nos trouxeram até aqui, que no dia 14 de março, Dia Internacional da Matemática (que até há 3 anos era conhecido como o Dia do Pi),comemoramos, na Escola Sede do Agrupamento, este dia com diversas atividades desenvolvidas pelo grupo de Matemática e com a colaboração dos alunos.

Nas portas das salas de aula dos blocos B e C da escola sede foram colocados cartões com curiosidades sobre Pi e outros números. Foram realizadas várias exposições alusivas ao tema: uma de trabalhos relativos ao Teorema de Pitágoras e algumas demonstrações geométricas, realizadas pelos alunos do 8.º ano; um friso cronológico relativo à vida e obra de matemáticos, elaborado pelos alunos do Ensino Secundário; outra de “quantos-queres” abordando vários temas do 7.º ano, da autoria dos alunos deste ano de escolaridade; uma exposição de trabalhos elaborados pelos alunos do 9.º ano sobre posições relativas de retas e planos; uma exposição de faixas (decoradas pelos alunos) de Pi e as suas primeiras 100 casas decimais (unindo os Blocos Centrais B e C) e um painel onde os alunos puderam dar asas à sua imaginação e criatividade expressando de que forma vivenciam “Uma Matemática para Todos”. Em colaboração com a Biblioteca escolar, esteve patente uma exposição sobre a vida e obra de M. C. Escher e imagens de ilusão de ótica.

Foi com grande satisfação que os docentes de Matemática do 3.º Ciclo e Secundário presenciaram um envolvimento ativo e a adesão da generalidade dos alunos, proporcionando-lhes uma perspetiva diferente de olhar e vivenciar a Matemática.

O grupo de Matemática celebrou este dia com os demais docentes partilhando, na sala de professores, alguns doces com motivos matemáticos.

eco escolas

Bronze 2023 1 pt 11296

eTwinning School Label website

Contactos

 

Telefone: 258 839 160

Rua José de Brito

4925-062 Viana do Castelo

Email[email protected]