Autoavaliação do APJB

A Equipa de Autoavaliação do APJB apresenta à Comunidade Educativa a análise SWOTrelativa ao ano letivo...

UE_Back-to-School no AEPJB 2022/23

No dia 9 de novembro de 2022, na Escola Sede do Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito (AEPJB), realizou-se a Ação de Sensibilização UE_Back-to-School, dinamizada pelo Dr. José Manuel Parente, auditor chefe do Tribunal de ContasSem TítuloEuropeu (TCE), no Luxemburgo e ex-aluno do AEPJB. A mesma destinou-se a alunos do terceiro Ciclo e do Ensino Secundário. 

A palestra teve como objetivo sensibilizar os alunos para questões relacionadas com a União Europeia (UE) e a partilha de experiências enquanto trabalhador do TCE.

No decorrer das sessões, num clima agradável, aberto e de partição foram apontadas, entre outras, as várias etapas de integração na UE, os valores, os símbolos, a importância dos tratados e das instituições que a integram, bem como, algumas curiosidades que aguçaram o interesse dos alunos. Esclareceu dúvidas, deu conselhos relativos ao percurso académico e profissional e promoveu um Quizz para consolidar a informação veiculada.

Esta ação foi deveras muito proveitosa e contou com a imprescindível e estreita colaboração da Direção do nosso AEPJB. Regista-se também a importante cooperação dos professores Regina Pires e Rui Parente, dos professores que acompanharam os alunos das turmas (7º A, B, C e D; 8º B, D e E; 10º B; 11ºB; 12º B) e demais comunidade de escolar, que tornaram o dia 9 de novembro um dia diferente do habitual a nível da vivência académica.

De salientar, que os alunos demonstraram civismo, muita curiosidade, empenho e interesse na atividade e estão, por conseguinte, de parabéns pela participação e postura proativa exemplar.

Em conformidade com o feedback dos alunos, foi uma experiência valorosa que se deverá repetir. Afirmaram categoricamente.

Um grande bem-haja a todos!

As coordenadoras de Cidadania e Desenvolvimento e dos Projetos do AEPJB

Isabel Matos Cruz e Inês Fundevila

eco escolas

Bronze 2023 1 pt 11296

eTwinning School Label website

Contactos

 

Telefone: 258 839 160

Rua José de Brito

4925-062 Viana do Castelo

Email[email protected]